Torta de Framboesa

Umas duas semanas atrás chegou (finalmente) o meu Raspberry PI comprado aqui no Brasil na Farnell. R$ 175,00 por um brinquedinho que teoricamente deveria custar US$ 35,00.

Raspberry pi Modelo B – Fonte:Wikipedia

Teoricamente mesmo – pois o frete isola o produto da gente aqui na terra das bananas. E nos sites chineses como o goodluckbuy ou aliexpress o danado custa uns 70 obamas com frete grátis. Achei melhor pegar aqui mesmo, chega rapidinho e não tem perigo da nossa amiga aduana achar que é algo mais valioso.

Engraçado o sentimento sobre a maquininha – computador inglês, barato, com uma ativa comunidade ao redor do mundo. Obviamente minhas lembranças foram parar lá no final dos anos 80 e meu primeiro ZX Spectrum – igualmente inglês e barato, com muitos usuário pelo mundo. Um belo TK90x da microdigital que eu conservei na caixa até poucos anos atrás.

O PI vai virar um ‘retro-console’ com direito a Mame, Neogeo e atari2600.Posso emular algum outro console com o Mess, mas tem que rolar tudo do gamepad pois teclado eu não vou querer pendurar nesse bicho.

Esse console vai substituir o meu querido arcade Mame que data lá de 2003. Um velho Pentium 3 rodando DOS (win98) e advmame, com um teclado transformado em joystick e um monitorzão RGB de tubo lindo de morrer conectado na placa de vídeo rodando a 14Khz. Uma belezura merecedora de nota 10 na categoria originalidade.

Infelizmente essa desgraça gigantesca foi destruída numa reforma na minha casa, e as poucas fotos se perderam com o fim do multiply. Quem viu, viu. Quem jogou, jogou. Tenho o prazer e a falta de humildade de dizer que esse foi um dos primeiros arcades-mame-emulados-mothafoca que eu ví na vida. O meu.

Where it all begun ....
Where it all begun ….

Hoje os tempos são outros e preciso de portabilidade pois nada cabe no meu apertamento. E o PI vai bem nesse caminho. E assim que vai ser, mais ou menos como era no começo – computador inglês, barato com ampla comunidade. Só faltou eu ganhá-lo de presente do meu pai.

2 comentários em “Torta de Framboesa

Deixe um comentário

