Advance Menu


No meu saudoso arcade eu usei dois front-ends distintos em ocasiões diferentes – o arcadeOS e o AdvanceMENU. Eu gostava bastante do ArcadeOS que foi a opção da primeira versão, mas o autor não mais o atualizou e acabou ficando muito defasado em relação ao mame. Muitos jogos não apareciam no menu e isso me deixou frustado.

Procurando um pouco mais na época descobri o Advance Menu (e seu correlato Advance Mame) que após umas quebradas de cabeça acabaram se tornando a minha opção predileta para front-ends desse tipo. Mesmo sendo apenas compatível com mame 0.106, a versão advance tem muitas vantagens em relação ao mame normal, sendo a maior delas a possibilidade de selecionar uma de uma lista de diversas resoluções/scanrates que permitem uma melhor visualização do jogo quando se roda em monitor RGB, como era o meu caso. Há também emulações de modos RGB que deixam os jogos com aparência de monitores antigos para quem tem telas VGA (ou seja, 99,999% da população).

Bom saber que o advmenu pode ser compilador no Raspberry PI. Seguindo o excelente tutorial disponível aqui você consegue compilar numa boa bastando para isso ter a versão 4.7 do GCC.  O único detalhe é que a última versão disponível do advmenu ficou com uma performance meia boca, então optei por compilar a versão 2.5.0 que roda bem suave.

Atente-se para a versão do GCC – se você compilar com a 4.6 (a versão presente no raspbian que eu estou usando – 2013-02-09-wheezy-raspbian.zip) terá problemas se usar um gamepad – as setas para cima e para baixo simplesmente não funcionam no meu gamepad USB Snes… Estiloso não acha ????

Gamepad USB estilo SNES. Disponível balatinho, balatinho no melcadolivre, né ?

Ao contrário do advmame (que demora umas 7 HORAS para compilar), o advmenu demora apenas uns minutinhos. Não se esqueça de fazer tudo isso como ROOT

root@raspberrypi:~#apt-get install libsdl1.2-dev
root@raspberrypi:~#apt-get install gcc-4.7
root@raspberrypi:~#export CC=gcc-4.7
root@raspberrypi:~#export GCC=g++-4.7

E agora na pasta em que você descompactou os fontes do advmenu (no meu caso /home/pi/advancemenu-2.5.0)

root@raspberrypy:/home/pi/advancemenu-2.5.0# ./configure
root@raspberrypy:/home/pi/advancemenu-2.5.0# make

Nesse ponto teremos um problema: a compilação vai ser abortada com a mensagem:

cc1plus:error: bad value (native) for -march switch

Não precisa ficar preocupado, é só um problema do arquivo make que não foi feito pensando na arquitetura ARM do Raspberry. Use seu editor de texto predileto para editar e a compilação vai rolar na boa. Digite no bash

sudo nano Makefile

e procure pela linha em que está escrito

CONF_CFLAGS_OPT= -march=native -O2 -fomit-frame-pointer -fno-merge-constants -Wall -Wno-sign-compare -Wno-unused

remova o -march=native (apenas a parte em negrito, deixe o resto da linha intácto) e digite Ctrl-X, depois Y e ENTER

Neste momento você salvou o arquivo Makefile novamente agora sem a opção desastrosa. Faça o make de novo

root@raspberrypy:/home/pi/advancemenu-2.5.0# make

e finalmente

root@raspberrypy:/home/pi/advancemenu-2.5.0# make install

Quando tudo terminar, sai do root (exit) e execute a primeira vez digitando advmenu (o make install copia o advmenu para o diretório /usr/local/bin/advmenu que está no PATH). Será criado o arquivo /home/pi/.advance/advmenu.rc com as configurações originais. É nesse arquivo que faremos as modificações para adicionar os emuladores, joysticks, snapshots e tudo mais.

Por enquanto tá bom. Se você já tiver algum emulador para adicionar, manda bala. Num próximo post vamos falar sobre o Advmame, Stella e gnGeo. Ai a coisa vai ficar mais bacana.

Boa sorte para todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s